Jornal Virtual de Santo Antônio do Aventureiro

CIRCO DE TOUROS PARAISO em Santo Antônio do Aventureiro – MG

Posted on: 11 de julho de 2009

CIRCO DE TOUROS PARAISO

 01 Tourada tradicionalNa tourada antiga, que ainda acontece em alguns países, o touro vai sendo espetado por galhardetes e ao final é morto pelo toureiro com um punhal ou espada, quando não é o contrário e o toureiro sai ferido ou morto.

     Por isso há muitos que são contra as touradas, e esse evento vem sendo proibido em alguns paises.

 

 Não é o caso da tourada no Circo de Touros Paraíso, onde os touros não são maltratados, nem feridos, muito menos mortos. Os toureiros lutam com mãos limpas, não utilizando nenhuma arma e os touros tem seus chifres alcochoados para não ferir os toureiros. Os touros, assim como os toureiros, são treinados para representar em cena uma luta aparentemente furiosa, mas ninguém sai machucado. Pode-se dizer que é um tipo especial de arte dramática para emocionar e divertir que passa de pai para filho, que deveria ser preservada e ter todo apoio de nossas instituições culturais (o que infelizmente não está acontecendo).   

 02 Local do circo   

 Em Santo Antonio do Aventureiro, MG, o Circo de Touros Paraíso se instalou em meados do mês de julho de 2009, nas proximidades do campo de futebol, em terreno cedido pelo proprietário, Sr. Aldo da oficina mecânica, que inclusive permitiu a ligação da energia elétrica de 220 volts para o circo (sendo o valor do consumo reembolsado depois ao Sr. Aldo). Em algumas cidades o circo se instala em terrenos alugados ou cedidos pela prefeitura e a energia tem que ser comprada da companhia de eletricidade.

  07 - bilheteria Os preços são realmente populares e acessíveis a todos e inclusive ha dias de promoção em que um casal só paga uma entrada (a mulher é grátis).

 Para complementar a renda , o circo tem um bar que vende bebidas, salgadinhos, etc.

 

09 - bancada

  O circo tem capacidade para duzentas pessoas sentadas que ficam separadas da arena, com muita segurança, por um cercado resistente e bem reforçado.

   

 

 11 - entrevista       Dona Cleusa e o marido Moreno são proprietários do circo, conversam com com Luiz Carlos Blumer Dias, autor desta reportagem,. Dona Cleusa tem 52 anos, nasceu e sempre viveu no circo. Seu avo tinha apenas circo, mas introduziu a tourada, mais atrativa de público, nos anos vinte. Seu pai herdou o circo e veio da Baía para o Espírito Santo e Cleusa nasceu quando o circo estava em São Bom Jesus de Itabapoana, ES. Há mais de 30 anos que o circo está na região sudeste de Minas Gerais, ficando de uma até quatro semanas e cada município diferente e já fazia seis anos que não vinha a Aventureiro, mas tem aqui muitos amigos ainda.     Dona Cleusa, mora num treiler, que no seu interior até lembra um barco de cruzeiro, que está sempre viajando.  O trailer tem até TV com antena parabólica. 

18a filho e Luana Monthyaerlhes, o filho de Dona Cleusa, com 32 anos de idade, também nasceu no circo e vive com sua esposa Luana em outro treiler com uma decoração muito bonita.                                                                          

Monthyaerlhes desempenha o papel de palhaço do circo e num de seus atos, dá um espetacular salto sobre o touro.

  

  1.  20 - cozinha 221 - pia 

O circo tem uma cozinha bem montada, pia para lavar louça, chuveiro, etc.

 

 36 - Divulgação da tourada

  A divulgação da tourada  do circo é feita com alguna cartazes espalhados pela cidade. O circo também faz divulgação por carros de som em cidades que tenham este meio . O circo dispõe ainda de um excelente sistema de som para uso durante o espetáculo, que antes do espetáculo  fica chamando pessoas da vizinhança para  comparecerem. Normalmente o circo faz de um a três espetáculos por semana, dependendo da maior ou menor população da cidade.

 Ao todo são cerca de dez pessoas que moram e trabalham no circo Paraíso, sendo que apenas três não são da família. Ninguém tem carteira assinada e o lucro que o circo tiver é dividido proporcionalmente entre eles. Não sobra para pagar INPS nem fazer plano de saúde para ninguém…  mas o nome do circo é PARAÍSO !

 Para complementar sua renda, Dona Cleusa faz algum artesanato para vender, pricipalmente, lindas pintura sobre vidro ou metal:

 24 - artesanato

25 rita                                                                                                                  

 O circo se desloca de uma para outra cidade em caminhão próprio, dois trailers e em caminhões fretados. O circo dispõe ainda de algumas motos.

 37a caminhão

 São cada vez maiores as exigências para um circo se instalar numa cidade: Alvará, Polícia, Corpo de Bombeiros, IBAMA… solcitação de enegia com trinta dias de antecedência, etc. Estão querendo que o circo se transforme numa empresa legalizada, com um super planejamento, como se isso fosse fácil numa atividade nômade como esta. Algumas cidades facilitam, mas outras dificultam a instalação de um circo… e com a concorrência cada vez maior da televisão, jogos eletrônicos, lan-houses, etc. o circo tradicional do interior tende a morrer… infelizmente…

 

(Luiz Carlos Blumer Dias, Santo Antônio do Aventureiro, 10 de julho de 2009)

 A seguir, foto da equipe de toureiros

38 MVC-033F

 

 

e algumas fotos da tourada (fotos fornecidas pelo Circo de Touros Paraiso)

 48 MVC-032F

41 MVC-023F

 

44 MVC-026F43 MVC-025F

 

 

 

 

Abaixo, um dos touros “bravio” descansando tranquilamente, solto durante o dia, ao lado da entrada do circo. Todos ssão muito bem alimentados e cuidadosamente tratados.

MVC-034F

About these ads

16 Respostas para "CIRCO DE TOUROS PARAISO em Santo Antônio do Aventureiro – MG"

sensacional a reportagem,às vezes existem coisas que nem imaginamos

Conheço o circo paraíso desde criança!! No circo havia várias garotas antigamente ( a filha do moreno Kátia , suas sobrinhas Tatiala e janduí), eram minhas amigas de infância!!!! A tourada do moreno sempre foi muito famosa em Aventureiro pois aqui ele fez muita amizade , pois eles são muito simpáticos!! Conheço Monthiarles desde criança também , ele continuou no circo , as meninas casaram e sairam do circo!!! é isso aí!! Valeu!! Aline Zóffoli.

PARABÉNS PELA INICIATIVA

Eu vou todos os domingos no De Touros Paraíso..
ele realmente é super legal..
achei bastante interessante essa reportagem..

Gostaria que o circo de touros Paraiso fizesse uma passagem por Carandai ,que alias fica ai na regiao de atuaçao do circo ,no eixo Barbacena- Lafaiete.Nunca fui numa tourada na minha infancia embora muitas visitassem a cidade de Caranaiba(Gloria) onde eu morava.Aqui em Carandai so vem circos tradicionais,parques de diversoes e rodeios.Conto com um retorno dos proprietarios ao meu pedido.Aloisio.

muito loko essa tourada…..krai….troço de loko
Òó…bixo mais doido cara…
kkkk’ muito foda msm..!!

Quero resaltar que a tourada e muito boa, mas a atração principal fica por conta do palhaço GOSTOSO. Ele diverte as pessoas e encanta as moças com sua beleza. Ele é realmente o palhaço GOSTOSO. Abraços para todos da tourada e parabéns pela determinação de voçes.

estive em igaratinga-mg em uma apresentaçao do toureiro do circo paraiso e fiquei impressionado com categoria dos toureiros os caras sao fera mesmo! o povo de itauna-mg gostaria que o circo passase pela nossa cidade.!!

um grande abraço galera.aqui é o robson,léo da propaganda´;pica pau dono do circo.ja estamos com saudade

[...] CIRCO DE TOUROS PARAISO em Santo Antônio do Aventureiro – MG julho, 200912 comentários 5 [...]

olá amigos,que bom saber que ainda tem pessoas como vcs.não deixem que isto acabe munca, um espetaculo de tourada é maravilhoso, parabens p vcs, e felicidades.

lava jato padre liberio.
voltem logo a igaratinga boi quebra tudo ja morreuuuu.

gostaria de perguntar pra proprietaria do circo se ela conheceu um dono de circo de touros cahamado ringo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 808 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: