Jornal Virtual de Santo Antônio do Aventureiro

Brasil: safra recorde de Soja

Posted on: 18 de abril de 2011

 

Estavam errados os que diziam que a produção brasileira de alimentos iria diminuir pela expansão da cultura da cana de açúcar para produção do Etanol (biocombustível renovável).

Sim, o Brasil aumentou muito a área de cultura da cana de açucar para produção de etanol, mas a safra brasileira de soja está cada vez maior e  este ano é um recorde de 70 milhoes de toneladas !!!

Quando me formei Engenheiro Agrônomo em 1953, a cultura da soja praticamente não existia no Brasil. Foi graças ao trabalho de colegas meus, especialmente o Engenheiro Agrônomo José Gomes da Silva que esta cultura foi introduzida no Brasil, que se tornou um dos maiores produtores mundiais desse alimento, consolidando cada vez mais sua posição de Celeiro do Mundo.

LUIZ CARLOS BLUMER DIAS – Engenheiro Agrônomo pela Universidade de São Paulo USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Piracicaba, SP.

——————-

(a seguir, algumas informações sobre a soja, extraidas da internet-Wikipédia)  

Soja (Glycine max L.)

Soja é um grão rico em proteínas, cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais. A soja pertence à família Fabaceae (leguminosa), assim como o feijão, a lentilha e a ervilha. A palavra soja vem do japonês shoyu. A soja é originária da China e do Japão.

O maior produtor de soja do mundo são os Estados Unidos, seguido do Brasil, Argentina, China e Índia. O óleo de soja é o mais utilizado pela população mundial no preparo de alimentos. Também é extensivamente usado em rações animais. Outros produtos derivados da soja incluem óleos, farinha, sabão, cosméticos, resinas, tintas, solventes e biodiesel.

A soja é considerada uma fonte de proteína completa, isto é, contém quantidades significativas da maioria dos aminoácidos essenciais que devem ser providos ao corpo humano através de fontes externas, por causa de sua inabilidade para sintetizá-los.

  

Cultura de Soja

 

Soja madura - colheita

Grãos de soja

 

(Editado por Luiz Blumer)

Deixe um comentário

Categorias