Jornal Virtual de Santo Antônio do Aventureiro

Lazer e Recreação

Posted on: 26 de dezembro de 2009

Atividades de Lazer e Recreação são aquelas feitas após as atividades de trabalho, estudo e outras obrigatórias, assim como: cinema, televisão, passeios, caminhadas, jogos, brincadeiras, reuniões, cantos, danças, etc.

 Com vistas ao PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE SANTO ANTONIO DO AVENTUREIRO, publicamos a seguir uma classificação das atividades de recreação,  solicitando a colaboração de nossos leitores, para relacionar aquelas que ja existem em nosso município, bem como aquelas que deveriam ser desenvolvidas, incusive se for o caso, criação de espaços para a realização dessas atividades. (enviar sugestões para Luiz Blumer –  Praça Barão da Conceiçao 86 ou pela internet lcblumerdias@terra.com.br). EM ESPECIAL GOSTARÍAMOS DE TER UMA RELAÇÃO E DESCRIÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS INFANTIS DE ANTIGAMENTE.

RECREAÇÃO

Classificação de atividades Recreativas

   O objetivo da classificação das atividades recreativas além da padronização, é evidenciar a funcionabilidade dessas atividades dentro de uma programação ou de um programa de lazer e recreação.
Para escolhermos uma determinada atividade para fazer parte da nossa programação, é necessário que saibamos suas características e classificações. De acordo com os objetivos aos quais nos propomos alcançar, escolhemos uma determinada atividade recreativa.
Enaltecemos o valor e a importância da leitura e da pesquisa como fonte de aquisição de conhecimento. O que fazemos aqui é uma compilação de dados, extraídas de boas literaturas, mas não expressamos seu conteúdo na íntegra. Por isso insisto, BUSQUEM NOS LIVROS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS E COMPLETAS!

Vejamos o que alguns como alguns autores classificam as atividades recreativas:

Segundo Ferreira, Vanja. Educação Física – Recreação, Jogos e Desportos; 2003
Classifica as atividades em:
Grandes jogos – grande números de participantes. Difícil se ser dominado.
Pequenos jogos – extrai dos participantes características individuais como: velocidade, destreza, força.
Revezamento ou Estafetas – constitui-se pelo revezamento dos participantes para a realização de tarefas. É uma atividade em grupo que preza pelas potencialidades individuais. Indicado para a infância. Jogos combinados (exigem mais de uma aptidão física), correr, saltar, giros.
Aquáticos – jogos realizados dentro da água, com excelente valor terapêutico por diminuir o impacto causado pelo solo.
Jogos sensoriais – utilizam os sentidos (tato, visão, audição, etc). esses jogos desenvolvem o pensamento, diminui a tensão.
Jogos Sociais de Mesa – jogos que são realizados na mesa, com caráter educativo, sem estimular os jogos de azar.

Segundo Caillois, R. Los juegos y los Hombres. México, 1994
Analisando as habilidades e interesses, classifica os jogos em:
Alea – Jogos de azar;
Agon – Competição;
Mimicry – Imitação;
Ilinix – Vertigem;
Se algum tiver uma organização mais complexa – Ludos
Mais informal – Paidia

Segundo Veríssimo de Melo. Folclore Infantil, 1981
Jogos de Seleção – utilizada para a separação de equipes e/ou participantes (par ou ímpar, palitinho);
Jogos Gráficos – realizado em cima de algum desenho ou traçado (amarelinha, xadrez);
Jogos de Competição – disputa física entre os participantes (pegas, cabo de guerra);
Jogos de Salão – motricidade fina em locais restritos e/ou fechados (baralho, quebra – cabeça);
Jogos com Música – com ritmo (catinga de roda, karaokê);

Segundo Mian, Robson. Monitor de Recreação: Formação Profissional, 2003
Classifica dos jogos em:
Pequenos – regras fáceis e em menor quantidade, menor nº de participantes e locais restritos;
Médios – com regras pré – estabelecidas, em locais maiores como quadras ou piscina;
Grandes – com regras pré – estabelecidas e complexas, em maior quantidade e em locais grandes e abertos, com maior nº de participantes.

Segundo Guerra, Marlene. Recreação e Lazer. 1988
Quanto a Forma de Participação: Recreação Ativa e Recreação Passiva.

Ativa:
Atividades Motoras – Exigência maior do físico. Ex. Jogos Infantis e Esportes em Geral;
Atividades Intelectuais – A mente é mais utilizada. Ex. Xadrez e Quebra-cabeça;
Atividades Artísticas ou Criadoras – Ex. pintura, desenho, carpintaria, escultura, teatro, música, etc.
Atividades de Risco – Ex. àquela na qual o praticante coloca à prova sua integridade. Ex. pára-quedismo, mergulho profundo, vôo livre etc.

Passiva:
Atividades Sensoriais – Tem uma participação interativa com a atividade. Ex. Torcida no estádio – grita, balança os braços, salta participando emotiva e fisicamente.
Atividades Transcendentais – Confunde-se com o Ócio pela participação de espectador. Ex. Ver pinturas no museu, contemplar o pôr-do-sol, relaxamento tranqüilizante.

Quanto à Faixa Etária as Recreações podem ser:
Adulta – para maiores de 18 anos;
Infanto-juvenil – para crianças de 8 a 12 anos;
Juvenil – para Jovens acima de 12 anos;
Infantil – para crianças até os 7 anos;
Mista – para várias faixas etárias – como pais e filhos juntos;
Terceira Idade ou Idade Especial – para idosos.

Quanto ao espaço as Recreações podem ser Internas e Externas:
Internas:
Salas de Festas; Ginásios Esportivos; Salas de Ginásticas, Salas de Musculação; Salas de Danças Modernas ou Clássicas; Salas de Música; Salas de Leitura; Salas de Projeção; Piscinas Térmicas, Saunas, Duchas; Salões de Jogos – sinuca, bilhar, tênis de mesa, totó, bilhar, boliche etc; Salões de Jogos de Mesa – buraco, biriba, paciência, xadrez, dama etc; Estandes Fechados – tiro ao alvo e arco e flecha; Sala de Jogos Eletrônicos.
Externas:
Campos – Futebol, beisebol, golfe etc; Quadras poliesportivas – esportes individuais e coletivos; Playgrouds infantis; Piscinas; Pátios para comemoração de datas espaciais; Pistas de Atletismo; Hortos com pistas diversas, quadras, lagos, ciclovias etc.

Quanto ao ambiente:
Atividades Terrestres;
Atividades Marinhas, Náuticas ou Aquáticas;
Atividades Aéreas.

CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS
Jogos por Séries – de acordo à Faixa Etária;

Quanto ao Local:
Jogos de Campo – com bolas, jogos de correr, jogos de agilidade;
Jogos de Salão – Sensoriais, motores, psíquicos (intelectuais e afetivos) para dias de chuva;

Jogos quanto à dificuldade de execução:
Pequenos – duração pequena e de regras fáceis e flexíveis – combinadas;
Grandes – duração de 10 a 20 minutos com as primeiras regras preestabelecidas – preparam para os desportos e destina-se para alunos de 4ª série em diante.

Quanto à participação nas Atividades Físicas:
Ativa;
Moderada;
Calma;

 

(Editado por Luiz Carlos Blumer Dias, coordenador do Grupo de Planejamento do Desenvolvimento Integral e Sustentável de Santo Antônio do Aventureiro – ONG “vOZ DA tERRA”).

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 812 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: